quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Saúde inicia campanha contra dengue



A Secretaria Municipal de Saúde de Colniza já iniciou a campanha contra a dengue deste verão. Na sexta-feira passada, uma reunião com agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, enfermeiros e técnicos do Município.
A reunião foi coordenada pelo biólogo Jonathas A. Carvalho, da Secretaria de Saúde, que apresentou informações de interesse no combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue e da falta de repasses do Estado para a campanha deste ano, o que levou o Município a realizar a ação com recursos próprios.
Segundo Jonathas, o Censo 2010 detectou que 25% dos imóveis de Colniza são lotes vazios ou residências abandonadas, muitos com caixas de água igualmente abandonadas e com locais propícios à criação da larva do mosquito.
Ele alertou os participantes da reunião que em Colniza já foram detectados focos de larvas do mosquito da dengue e explicou que muitas pessoas esperam alguém da família contrair a doença para depois adotar alguma ação de combate ao transmissor.
Cada agente comunitário de Saúde tem como meta visitar pelo menos 150 residências de Colniza, orientando os moradores quanto aos perigos de deixar vasilhames que formam criatórios do mosquito. “Devemos conscientizar esses moradores da necessidade de manter limpos seus terrenos”, destacou Jonathas.
Além dessas ações, Jonathas destacou que os agentes comunitários devem realizar o trabalho de cobrar da população medidas para evitar a proliferação do mosquito. “Se necessário, a Prefeitura vai agir com rigor, multando os moradores que  não cuidarem de seus terrenos”, ressaltou.
Outro detalhe é que muitas pessoas jogam lixo nos quintais vazios e na rua, criando condições para a proliferação das larvas do mosquito. “Temos que agir com rigor contra essas pessoas e, além da multa, outras medidas podem ser tomadas pela Promotoria de Justiça com relação aos casos mais graves e reincidentes”, afirmou o biólogo.
Os suspeitos de contraírem a doença serão incluídos no plano de contingência da Prefeitura, com prioridade no atendimento e acompanhamento médico. “Os suspeitos com febre e sintomas da dengue será submetidos ao teste rápido e encaminhamento ao enfermeiro ou médico”, conclui Jonathas.
Nas fotos, agentes de Saúde e Endemias e profissionais da Saúde participam de reunião sobre combate à dengue em Colniza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário