quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Grávidas recebem atenção em Colniza



A Prefeitura de Colniza, por intermédio de ações da Secretaria Municipal de Saúde, vem dedicando-se, na administração da prefeita Nelci Capitani, a uma atenção especial para as gestantes, com cursos, capacitação e orientações durante a gravidez, preparando-as para receberem com cuidados redobrados e conhecimento os recém-nascidos.
Uma das maiores preocupações da saúde pública se refere às orientações quanto à importância da amamentação dos recém-nascidos desde os primeiros minutos do parto e, no mínimo, até os seis meses de idade, com o leite materno.
Na mais recente reunião das gestantes no salão da Igreja Matriz Sagrada Família, no final de setembro, as mulheres em gestação receberam orientações sobre o pré-natal, acompanhamento médico durante o período de gravidez e o aleitamento materno.
A enfermeira Cecília explicou às gestantes presentes à reunião sobre a importância da amamentação na primeira hora  do nascimento da criança, que ganha uma proteção sem demora para quaisquer tipos de doenças nos primeiros meses de vida. r
“Não há outro tipo de alimento saudável para o recém-nascido que não seja o leite materno. A mãe deve amamentar a criança logo ao nascer, o que garante uma maior resistência a vários tipos de doenças que podem acometer o bebê nos primeiros seis meses de vida”, destaca a enfermeira.
Ela também apresentou demonstrações sobre algumas medidas que as mães adotam com as crianças para substituir a amamentação, o que não é recomendável pelos médicos, como os chás e infusões.
“A criança é levada beber o chá por causa do açúcar, que melhora o paladar, mas não é saudável substituir o leite materno por qualquer tipo de alimento até os seis meses de idade”, ressalta a profissional em saúde.
A secretária Municipal de Saúde, Sônia Aparecida da Silva , presente à capacitação, destacou a importância da participação das mães, a maioria em primeira gestação, nessas reuniões, para receberem orientações sobre amamentação, dicas e informações sobre a gravidez e como cuidar adequadamente dos bebês nos primeiros dias e meses de vida.
Participam das reuniões periódicas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, gestantes de todas as microáreas da região. Durante a reunião, as gestantes também degustaram um lanche preparado pela equipe da Prefeitura e participaram de sorteios de brindes.
Nas fotos, a enfermeira Cecília, com uma boneca, faz demonstrações sobre amamentação em reunião de gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário