quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Colniza ganha unidade para renda no campo


A prefeita de Colniza, Nelci Capitani, participou, na quinta-feira (30.09), na Linha 32, do lançamento da Unidade Didática de Sustentação Econômica, na Associação Campo Verde, que vai oferecer oportunidade de complemento da renda rural a 150 famílias na região do Capa Mansa.
Participaram do lançamento, além da prefeita, o coordenador regional da Empaer em Juína, Neucir Luís Paravisi; os vereadores Joel Candioto e José de Anchieta; a gerente do Indea, Make Kawatake Minetto; os secretários municipais de Agricultura, Silvio Vahl; de Educação, Mari Terezinha; de Esportes, Cidnei Zílio, o Cidão; de Saúde, Sônia Aparecida da Silva; de Ação Social, Zenaide Miquelin; o presidente da Associação Campo Verde, Amarildo Rafael de Souza e diretoria; técnicos do Município e do Estado e produtores rurais e seus familiares.
A prefeita Nelci Capitani destacou as parcerias para a realização do projeto, lembrando a cedência de servidor para a Empaer e Indea para ações de desenvolvimento no campo. “Sem parceria o município não anda e aqui temos uma grande parceria para atender os produtores desta associação”, destacou a prefeita.
Ela destacou a produção de café, iniciada com apoio da Prefeitura, que forneceu as sementes e hoje a Linha 32 é a maior produtora da cultura no município e agradeceu também o apoio de empresários compradores de café que participaram da reunião.
Nelci anunciou atividades da Secretaria Municipal de Ação Social, que vai estimular a produção de artesanato com as senhoras da comunidade, para que auxiliem na geração de renda da família, participando do desenvolvimento da comunidade.
Neucir Paravisi, da Empaer, parabenizou a comunidade pela iniciativa e destacou Colniza como um dos municípios que valoriza a agricultura familiar. “Ao acenar com o programa, a comunidade prontamente aceitou e se interessou em desenvolver o projeto, primeiro, para atender as próprias famílias, depois, com a produção de mudas para o meio ambiente”, destacou o coordenador.
Paravisi lembrou que a prefeita Nelci Capitani tem grande crédito pelo incentivo aos pequenos produtores rurais, pois trouxe o escritório da Empaer para Colniza e vem firmando importantes parcerias para atender a agricultura familiar. “Não é qualquer comunidade que se interessa por um projeto dessa natureza e a Empaer vai continuar parceira com assistência técnica para associações como a daqui”, concluiu.
O secretário Municipal de Agricultura, Silvio Vahl lembrou que mais cinco viveiros do projeto serão implantados em Colniza, nas escolas polo. “Aqui foi a única comunidade fora do meio escolar a receber esse projeto, que se traduz em um marco de desenvolvimento para esta comunidade”, concluiu o secretário.
Cidnei Zílio, o “Cidão”, secretário de Esportes, entregou material esportivo para a Associação Campo Verde e garantiu que o campeonato rural terá início na próxima semana. “São uma bola da Copa de 2014 e uma de vôlei, que foi solicitada e agora atendemos. A Prefeitura nunca deixou de ajudar a comunidade”, concluiu Cidão.
O presidente da associação, Amarildo Rafael agradeceu à Prefeitura, Empaer e Indea pelo projeto e reafirmou o interesse da comunidade na busca de novos conhecimentos para aumentar a renda no campo. José Luís, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colniza também destacou o projeto e José Nilton, da Central de Associações da Capa, José Nilton, destacou as ações da Empaer na região.
Pelo projeto, explicado pela técnica em Economia Doméstica, Conceição Santana Ribeiro, os associados receberão sementes e orientação para plantio de hortas domésticas, de plantas medicinais e aromáticas e para formação de viveiro de mudas.
“Essas plantas destinam-se, primeiro, ao uso das famílias da associação e, depois, para comercialização”explicou Conceição, que agradeceu a todos pela presença e a Jorge, um dos fundadores da entidade e que confiou no projeto.
Nas fotos, flagrantes do lançamento do projeto na Linha 32, com a presença da prefeita Nelci Capitani, secretários e equipe da Empaer e Indea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário