quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saúde discute trânsito em audiência



A Prefeitura de Colniza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na noite de terça-feira, no plenário da Câmara Municipal, a abertura do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito e que contou com a participação do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar e outros parceiros.
A reunião contou com as palestras pelo biólogo Jonatas A. Carvalho, explicando os objetivos do projeto e pelo promotor de Justiça de Colniza, Augusto Lopes Santos, sobre Trânsito com Cidadania; de uma intervenção teatral sobre sedução ao jovem para dirigir e participação do comandante da Polícia Militar local, tenente Robson Fernandes.
O encerramento foi realizado pela secretária Municipal de Saúde, Sônia Aparecida da Silva, que destacou a preocupação do Município para com a quantidade de acidentes registrados em Colniza e da necessidade de participação da comunidade pela conscientização dos perigos que o trânsito oferece.
Ela também destacou a preocupação da prefeita Nelci Capitani quanto às situações causadas pelos acidentes de trânsito, como as remoções para centros médicos de cidades maiores; gastos com hospitais e viagens aéreas e a comoção das famílias, tanto das vítimas, quanto dos condutores envolvidos nesse tipo de tragédia.
De acordo com a secretária, com a abertura do projeto, a Saúde vai trabalhar com a informação, com a finalidade de conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para que tenham mais cuidado no trânsito e igualmente reduzir o número de internações por acidentes.
“Com esse projeto em andamento, com recursos do Ministério da Saúde e também da Prefeitura de Colniza, vamos continuar com a campanha, cuidando da saúde da população”, destacou a secretária.
FOLHETOS
Durante o evento foram distribuídos folhetos explicativos sobre o projeto e uma cartilha que trata do trânsito consciente, orientando os condutores para a obediência à legislação, não dirigir alcoolizado, não usar o celular ao dirigir; usar o cinto de segurança; portar documentos de habilitação e do veículo em dia e obedecer ao limite de velocidade.
O folheto explica também o número de acidentes por ano em Colniza, com média alta para o número de habitantes (150/ano) e sugere o emplacamento no município para que sejam repassados recursos do IPVA que serão aplicados em melhorias na área de trânsito. Dos 15 mil veículos que circulam na cidade, apenas 6.300 estão cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário