quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Colniza teve 21 acidentes em setembro



A abertura do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, realizada na noite de terça-feira (21/09) no plenário da Câmara Municipal de Colniza, mostrou dados alarmantes em relação às ocorrências registradas no município.  Somente em setembro, até o dia 20, foram registrados 21 acidentes de trânsito, com sete de natureza grave.
A informação foi repassada pelo biólogo Jonatas A. Carvalho, da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Colniza. Em agosto, de acordo com o biólogo, foram registrados 41 acidentes de trânsito, a maior incidência no ano.
Jonatas abordou os objetivos do projeto, lembrando da necessidade de educar para prevenir os acidentes de trânsito e reduzir o número de vítimas nesse tipo de ocorrência. “Nosso projeto faz parte do Plane o Nacional do Ministério da Saúde, que destina os recursos para que possamos promover campanhas como esta e reduzir a mortalidade no trânsito, as internações e suas sequelas”, enfatizou.
Ele apresentou em um telão cenas de acidentes graves, com vítimas fatais no trânsito em Colniza, tanto na área urbana, quanto nas rodovias e estradas rurais que causaram silêncio e momentos de reflexão entre o público.
“Essas cenas violentas aconteceram em nossa cidade e somente com a educação e prevenção podemos evitá-la”, ressaltou o biólogo. Também foram mostradas vítimas sobreviventes de acidentes, o tratamento e o resultado de superação com apoio do município.
De acordo com Jonatas, a Prefeitura de Colniza está empenhada em encontrar soluções para reduzir não somente as mortes, mas também o número de acidentes de trânsito, que afetam não apenas as vítimas, mas suas famílias. “Queremos atingir todos os segmentos da comunidade para que se conscientizem da necessidade de educação no trânsito e evitar os acidentes”, destacou Jonatas.
Ele lembrou ainda que já foi realizado um curso de capacitação para condutores de veículos do Município, das ações preventivas e educativas realizadas com estudantes e da aplicação do projeto junto à população. “Com o conhecimento podemos chegar à conscientização e a uma nova postura dos condutores, com respeito à vida”, acrescentou.
Jonatas também enfatizou que Colniza ainda está se estruturando em relação ao trânsito e lembrou que uma vítima grave de acidente de trânsito pode custar até R$ 40 mil por mês aos cofres públicos. “Precisamos reduzir os acidentes e minimizar o sofrimento dos familiares das vítimas com a conscientização”, concluiu Jonatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário