quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Promotor quer trânsito com cidadania


Ao participar, na noite de terça-feira, da abertura do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, o promotor de Justiça Titular da Comarca de Colniza, Augusto Lopes Santos, abordou, em palestra, o tema Trânsito com Cidadania, citando a importância da população para com seus direitos e deveres no trânsito na cidade.
Augusto Lopes lembrou que foi policial rodoviário federal por cerca de oito anos, período em que atendeu dezenas de acidentes graves e se deparou com cenas tristes, em tragédias que vitimaram muitas pessoas nas rodovias que atuou.
“Muitas vítimas, depois da ocorrência, que podiam ter evitado os acidentes, que foram resultados de uma distração, falta de atenção, ou mesmo algum gesto diverso dos cuidados com a direção, por isso a necessidade de conscientização ao conduzir um veículo”, afirmou o promotor.
Augusto Lopes também defendeu o aumento da participação da sociedade nas ações de segurança pública e combate à corrupção como forma de melhorar a educação no trânsito. “Se alguém irregular oferecer uma propina, está promovendo a corrupção, cometendo um crime”, afirmou.
Ele destacou a criação do Gabinete de Gestão Integrada (CGI) em Colniza para priorizar as ações na área de segurança, principalmente no trânsito, para o qual defende a adoção de medidas rígidas de combate às infrações. “Temos que ter direitos e deveres no trânsito para prevenir os acidentes e, consequentemente, reduzir as tragédias, as mortes, as internações e as seqüelas provocadas por essas ocorrências”, ressaltou Auguto Lopes.
O promotor também destacou a necessidade de estruturação do trânsito em Colniza. “Precisamos de um projeto para sinalizar a cidade e aplicar nossos direitos e deveres. Um dos direitos é a sinalização e um de nossos deveres é andar de acordo com a lei, com a habilitação e trafegar com cuidado”, alertou.
Ele apresentou, no telão, um desenho animado retratando um cidadão considerado normal quando em casa ou no trabalho, porém, com comportamento diferente e violento ao assumir a direção de seu veículo. “Isso mostra que as pessoas se modificam ao volante, mudando de personalidade, que temos de evitar”, argumentou o promotor.
Augusto também apresentou uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, sobre acidentes de trânsito em um final de ano, que superou os números da época, mostrando imprudências praticadas por condutores e o sofrimento de famílias que perderam filhos, pais e netos em tragédias no trânsito.
“As consequências são alarmantes, com mortes, mutilações, gastos públicos e particulares e sofrimentos das famílias das vítimas que podemos minimizar, ou reduzir, com um trânsito com cidadania. Devemos mudar o comportamento para mudar a vida e o trânsito reflete esse comportamento”, concluiu o promotor.
Augusto também conversou com o novo comandante da Polícia Militar de Colniza, tenente Robson Fernandes, sobre o projeto e outras medidas de segurança para o município.
Na foto, o promotor Augusto Lopes durante palestra sobre trânsito e o tenente Fernandes participando do evento. (foto: Elvio Lopes)




Nenhum comentário:

Postar um comentário