quarta-feira, 6 de julho de 2011

Agricultura faz visitas técnicas durante Viver Bem

Equipe da Agricultura e Empaer durante visita técnica à chácara de Isaías Paiva

O Programa Viver Bem, desenvolvido durante o sábado 02/07) no Bairro Castelo dos Sonhos, programou também visitas técnicas a chácaras localizadas naquela região do Município, levando o apoio da Prefeitura Itinerante a produtores rurais que desenvolvem atividades na área de horticultura.
A primeira visita técnica foi realizada pelo secretário Municipal de Agricultura e Assistência Fundiária, Valdecir Fidelix e sua equipe, acompanhado da representante da Empaer em Colniza, Conceição Santana Ribeiro, à Chácara Rancho Verde, localizada no Bairro Castelo dos Sonhos, na estrada de acesso à BR-174, via Recanto.
A chácara, de propriedade de Isaías Paiva da Silva, foi uma das escolhidas para a visita técnica em razão de o produtor utilizar inseticidas orgânicos, sem agrotóxico, na produção de verduras e legumes, controlando e combatendo pragas de forma natural.
Valdecir e Conceição explicaram que a visita técnica fazia parte do Programa Viver Bem, realizado naquela data no bairro e se constituíra no primeiro contato entre a Prefeitura e a Empaer, com produtores de verduras que utilizam técnicas de adubação e inseticidas orgânicos.
Horta de alface cultivada por Isaías Paiva no Bairro Castelo dos Sonhos

Eles também entregaram a Isaías uma apostila contendo todos os dados para a elaboração de produtos para o combate de pragas, como inseticidas naturais e como produzir e fazer uso material, além de informações sobre as culturas e criações que podem contribuir ainda mais no controle de pragas nas hortas.
Valdecir explicou que atualmente o produtor que se utilizar de produtos orgânicos para produzir suas hortaliças e legumes, terá maior procura no mercado, pela ausência de inseticidas e agrotóxicos em seus produtos.  “O produtor que passar para o lado orgânico terá preferência do público por seus produtos”, ressaltou Valdecir.
O secretário também disse que, após adotar o método de produção natural de verduras e legumes, o produtor poderá garantir a certificação de seus produtos, que serão mais valorizados por oferecer uma produção livre de insumos que oferecem riscos ao consumidor.
Conceição esclareceu durante a visita técnica que, como microempreendedor, Isaías poderia ter acesso a financiamento para aquisição de equipamentos para irrigação ou de melhoria em sua horta, indicando o escritório do Centro Administrativo Empresarial (CAE), em Colniza, para primeiro o contato e obter melhores informações sobre as ações.
Isaías produz na Chácara Rancho Verde, verduras como alface, couve, rúcula, cheiro verde e tomate, que comercializa na feira e em mercados e estabelecimentos comerciais de Colniza. Outra visita técnica também foi realizada no bairro, com a mesma finalidade.
Nas fotos, Valdecir e equipe da Agricultura e Conceição, da Empaer, em visita técnica à chácara de Isaías Paiva, no Castelo dos Sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário