sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estagiários fazem palestra para melhor idade


Os estagiários do curso de técnico em enfermagem da Politec realizaram na tarde desta sexta-feira, no Centro de Convivência Alegria de Viver, uma atividade de campo, extra hospitalar, com palestras sobre osteoporose, diabetes e hipertensão, além de responderem a dúvidas dos integrantes da melhor idade de Colniza.
Segundo o enfermeiro Rogério Marques, professor de enfermagem da Politec, de Juína, os estudantes fazem parte do estágio no Hospital Municipal André Maggi, onde desenvolvem seus conhecimentos com a supervisão de enfermeiros e da direção da unidade hospitalar de Colniza.
As atividades desenvolvidas com os idosos de Colniza também faz parte da carga horária dos técnicos de enfermagem e, em grupos, eles explicaram primeiro sobre osteoporose, as formas preventivas de  evitar a degeneração óssea e indicaram a consulta médica periódica para tratar da doença.
Outro grupo abordou como tema o diabetes, que ataca pessoas em qualquer idade e pode ser agravado com a ingestão de açúcares e bebida alcóolica. Os técnicos de enfermagem também responderam a dúvidas dos idosos, que participaram com perguntas e experiências próprias no tratamento do diabetes.
Em relação à hipertensão, os técnicos de enfermagem lembraram que em Colniza, pelo seu clima quente, com altas temperaturas na maior parte do ano, a falta de cuidados favorece o aparecimento da conhecida pressão alta. Eles apresentaram aspectos da doença, seus sintomas e alertaram quanto às formas de prevenção e de procurar orientação médica ao menor sintoma de hipertensão.
A secretária Municipal de Assistência Social, Zenaide Miquelim, destacou como positivo o estágio dos estudantes de técnica em enfermagem, que participaram do curso pela Politec, auxiliam no quadro do Hospital Municipal e levam seus conhecimentos para os integrantes do grupo da melhor idade de Colniza.
“É sempre positivo que alguém oriente nossos idosos, façam  recomendações e apresentem soluções práticas para melhorar sua saúde, como estão fazendo os novos técnicos de enfermagem de Colniza”, destacou Zenaide, agradecendo em nome dos integrantes da melhor idade a “aula” sobre prevenção à saúde.
Nas fotos, idosos participam de palestras com técnicos de enfermagem que fazem estágio no Hospital Municipal André Maggi, em Colniza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário