quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festival captura mais de 80 peixes em Colniza



Uma grande pescaria! Assim foi classificado pelo fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Joaquim Silas Tavares, o 6º Festival de Pesca Esportiva de Colniza – Fespecol e 8º Campeonato Estadual de Pesca, realizado no último final de semana no rio Aripuanã.
Foram capturados, medidos e devolvidos ao rio, 81 exemplares de pescado das principais espécies que predominam a fauna fluvial no município, que contou com a participação de mais de 150 competidores, em quase 50 equipes.
A largada aconteceu às 10h e o primeiro exemplar pescado, flagrado pela reportagem do site da Prefeitura de Colniza, foi uma bicuda de 66 centímetros de comprimento, capturada pelo “pescador” Rodrigo Rodrigues Sales, às 10h11, na raia 02, que formou equipe com os pescadores Marcos e Eliseu e com o piloteiro Davis e acabaram campeões da competição. 

Na sequência, a reportagem acompanhou a captura de dezenas de pescado, bem como a medida e a soltura, com exceção de uma bicuda, que estava muito ferida pela fisgada e que teve que ser sacrificada pela fiscalização.
Segundo o jornalista Jota Batista, o 6º Fespecol foi o festival com a captura de maior número de exemplares na história de competições oficiais em Colniza e, o mais importante, a pescaria na modalidade de pesque e solte, que protege e preserva o meio ambiente.
“Certamente que a quantidade de peixes capturados no festival deste ano vai atrair muito mais pescadores para Colniza no ano que vem, além do já anunciado prêmio que pode ser um carro zero Km para o campeão”, afirmou um dos membros da Comissão Organizadora, o Cidão.
O promotor Augusto Lopes Santos destacou a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção de uma cadeia produtiva de peixes nativos como a existente em Colniza. “Se desmatar na margem, os peixes rareiam; se pescar de forma predatória, também, então, o caminho é preservar para manter”, afirma o promotor.

Entre os peixes capturados no 6º Fespecol estão tucunarés de até 61 centímetros; cacharas de 95, 96 e 97 centímetros; jiripoca de 54 centímetros; curvinas de até 51 centímetros; pacu, piau, diversos mandis e uma matrinchã, que fizeram a felicidade dos competidores. 

Das mais de 50 equipes, 26 conseguiram capturar peixes durante as quatro horas do campeonato de pesca e somaram pontos na competição, que teve premiações do primeiro ao 13º colocado, já divulgados no site da Prefeitura.
A Comissão Organizadora do 6º Fespecol esclarece que o festival foi realizado de forma esportiva, na modalidade de pesque e solte, como gincana educativa, para valorizar a competição e preservar os peixes que vivem no rio Aripuanã, na regiã de Colniza.
O festival, na avaliação da comissão, também se caracterizou pelo desenvolvimento da consciência ecológica nos pescadores e na sociedade que participou do evento e promoveu o estímulo aos pescadores de Colniza e região em conhecer o prazer da pesca com o ideal da preservação ambiental. 

Outro objetivo atingido pelo 6º Fespecol, segundo a comissão, foi a divulgação de Colniza como um polo turístico, não somente na pesca, mas no lazer que as águas do rio Aripuanã proporcionam, no convívio com a natureza em plena floresta amazônica. “Com o festival os pescadores adotaram a consciência de que é possível praticar a pesca sem o uso de materiais predatórios”, afirma Darci Mallmann, coordenador da comissão.
O caminhoneiro Carlos de Araújo, de Goiás, veio pela primeira vez a Colniza, participou do festival e disse ter visto pela primeira vez, mesmo com mais de 20 anos de profissão, uma balsa transportando veículos pesados em uma travessia de rio, como é no Aripuanã, depois da queda da ponte.
O caminhoneiro também elogiu a receptividade, o calor humano da população de Colniza e a organização do festival e disse que vai voltar para seu estado satisfeito com o tratamento que recebeu na cidade e no evento. “Vocês estão de parabéns, é tudo bonito aqui, só o calor muito forte”, exclamou.
Veja mais fotos do festival de pesca de Colniza na galeria de imagens do site www.colniza.mt.gov.br.
Nas fotos, alguns dos exemplares capturados, medidos e devolvidos ao rio no festival esportivo de pesca. (FOTOS: ELVIO LOPES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário