sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pastoral da Criança comemora redução


A diretora de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura, Elisabeta Lengert, a Irmã Bete, afirmou que a Pastoral da Criança, da qual é também coordenadora, ao participar da abertura do Dia Nacional da Luta pela Saúde, na manhã desta quinta-feira no Salão Paroquial, disse que está feliz por apresentar na mostra os resultados positivos de redução da mortalidade infantil e da desnutrição entre as crianças de Colniza.
Os dados foram apresentados em um quadro afixado no estande da Pastoral da Criança, mostrando o quadro global da redução da mortalidade infantil na região da Diocese de Juína, que engloba os municípios de Juína, Brasnorte, Colniza, Juruena, Aripuanã, Cotriguaçu e Rondolândia.
“Colniza, com o trabalho conjunto da Pastoral da Criança com a Secretaria de Saúde, reduziu para praticamente zero a mortalidade infantil no último ano”, acrescentou Irmã Bete, atribuindo o sucesso desse trabalho à essa parceria forte.
Segundo Irmã Bete (foto, ao centro), essa parceria tem proporcionado a conquista de melhor qualidade de vida no município, com o aumento, na área de saúde, do atendimento a gestantes e crianças com monitoramento da Pastoral da Criança. “Já somos referência nessas áreas no Ministério da Saúde e em âmbito nacional na Pastoral”, comemora a coordenadora.
Como exemplo de ação da parceria entre Saúde e Pastoral da Criança, Irmã Bete cita a média mensal de gestantes e crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança da Diocese de Juína, afixada no quadro durante a mostra.

Segundo o relatório, Colniza desponta com a média mensal de 152 atendimentos acompanhados de gestantes e 1.407 atendimentos mensais de crianças no município, enquanto Cotriguaçu registra a média de atendimento mensal de 43 gestantes e 634 crianças; Juruena, de 64 gestantes e 507 crianças e Aripuanã, de 65 gestantes e 403 crianças.
Em relação à queda da desnutrição infantil, relatório da Pastoral da Criança indica que, em 207, o índice era de 7,7%, caindo progressivamente graças às ações da entidade, para 2,5% no ano passado. “São índices de destaque nacional que nos orgulha pelos resultados”, concluiu Irmã Bete.
A Pastoral da Criança está apresentando na mostra, além do quadro demonstrativo desses índices, uma homenagem à sua presidente Zilda Arns; um quadro sobre alimentação saudável a partir de frutas, verduras, legumes e grãos, com suas variações nutritivas e comparando-as com alguns tipos de bebidas – como refrigerantes – sem valores nutritivos.
Legendas: Mesa da Pastoral da Criança distribui material a público na mostra; Irmã Bete ao lado da secretária Sônia na sala de exibição de vídeo e criança pesada para controle de crescimento e peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário