sexta-feira, 8 de abril de 2011

Medicina alternativa é destaque na mostra de saúde


A medicina alternativa, resultado de produtos naturais cultivados pela Pastoral da Saúde, é destaque na mostra do Dia Nacional de Luta pela Saúde, que aconteceu nesta quinta-feira (07/04), no Salão Paroquial da Igreja Matriz Sagrada Família, em Colniza.
A coordenadora da Pastoral da Saúde, irmã Maria Zuleide de Oliveira, explicou, na abertura da feira, as ações realizadas ao longo de 14 anos no município, quando ainda não havia médicos, nem existia um hospital para atender a comunidade.
Segundo Irmã Zuleide, hoje é possível comemorar o crescimento significativo da medicina alternativa em Colniza, já levada para outras localidades, como Nova União (MT) e Ourinhos (SP), onde algumas plantas medicinais foram plantadas e feita sua manipulação.

Irmã Zuleide cita as plantas medicinais (foto) como reforço nos cuidados à saúde da população, na prevenção e cura de doenças e em uma vida mais saudável para as pessoas do município. “Nosso grupo colabora para reduzir os casos de doenças entre a comunidade”, afirma.
A coordenadora da Pastoral da Saúde incentivou os presentes a instalarem nos quintais de suas casas, hortas com plantas medicinais, sugerindo cuidados com essas espécies que são importantes para a saúde. “Graças às plantas medicinais, hoje podemos afirmar que a medicina alternativa está satisfazendo a população de Colniza”, destacou a irmã.

O Grupo Água Viva, da Pastoral da Saúde, montou estande com demonstrações de acupuntura (foto); de tratamentos alternativos com ventosas e comercialização de terracrua, para diversos tipos de doenças; sabonetes caseiros medicinais; sais de banho; xaropes de ervas; balas doces de hortelã e gengibre e mudas de plantas medicinais.
Legendas:  Equipe Água Viva da Pastoral da Saúde com mesa de produtos;  mudas de plantas medicinais na mostra da Saúde e demonstração de acupuntura por Irmã Zuleide.
(FOTOS: ELVIO LOPES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário