A prefeita de Colniza, Nelci Capitani, participou, na quinta-feira (30.09), na Linha 32, do lançamento da Unidade Didática de Sustentação Econômica, na Associação Campo Verde, que vai oferecer oportunidade de complemento da renda rural a 150 famílias na região do Capa Mansa.
Participaram do lançamento, além da prefeita, o coordenador regional da Empaer em Juína, Neucir Luís Paravisi; os vereadores Joel Candioto e José de Anchieta; a gerente do Indea, Make Kawatake Minetto; os secretários municipais de Agricultura, Silvio Vahl; de Educação, Mari Terezinha; de Esportes, Cidnei Zílio, o Cidão; de Saúde, Sônia Aparecida da Silva; de Ação Social, Zenaide Miquelin; o presidente da Associação Campo Verde, Amarildo Rafael de Souza e diretoria; técnicos do Município e do Estado e produtores rurais e seus familiares.
A prefeita Nelci Capitani destacou as parcerias para a realização do projeto, lembrando a cedência de servidor para a Empaer e Indea para ações de desenvolvimento no campo. “Sem parceria o município não anda e aqui temos uma grande parceria para atender os produtores desta associação”, destacou a prefeita.
Ela destacou a produção de café, iniciada com apoio da Prefeitura, que forneceu as sementes e hoje a Linha 32 é a maior produtora da cultura no município e agradeceu também o apoio de empresários compradores de café que participaram da reunião.
Nelci anunciou atividades da Secretaria Municipal de Ação Social, que vai estimular a produção de artesanato com as senhoras da comunidade, para que auxiliem na geração de renda da família, participando do desenvolvimento da comunidade.
Neucir Paravisi, da Empaer, parabenizou a comunidade pela iniciativa e destacou Colniza como um dos municípios que valoriza a agricultura familiar. “Ao acenar com o programa, a comunidade prontamente aceitou e se interessou em desenvolver o projeto, primeiro, para atender as próprias famílias, depois, com a produção de mudas para o meio ambiente”, destacou o coordenador.
Paravisi lembrou que a prefeita Nelci Capitani tem grande crédito pelo incentivo aos pequenos produtores rurais, pois trouxe o escritório da Empaer para Colniza e vem firmando importantes parcerias para atender a agricultura familiar. “Não é qualquer comunidade que se interessa por um projeto dessa natureza e a Empaer vai continuar parceira com assistência técnica para associações como a daqui”, concluiu.
O secretário Municipal de Agricultura, Silvio Vahl lembrou que mais cinco viveiros do projeto serão implantados em Colniza, nas escolas polo. “Aqui foi a única comunidade fora do meio escolar a receber esse projeto, que se traduz em um marco de desenvolvimento para esta comunidade”, concluiu o secretário.
Cidnei Zílio, o “Cidão”, secretário de Esportes, entregou material esportivo para a Associação Campo Verde e garantiu que o campeonato rural terá início na próxima semana. “São uma bola da Copa de 2014 e uma de vôlei, que foi solicitada e agora atendemos. A Prefeitura nunca deixou de ajudar a comunidade”, concluiu Cidão.
O presidente da associação, Amarildo Rafael agradeceu à Prefeitura, Empaer e Indea pelo projeto e reafirmou o interesse da comunidade na busca de novos conhecimentos para aumentar a renda no campo. José Luís, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colniza também destacou o projeto e José Nilton, da Central de Associações da Capa, José Nilton, destacou as ações da Empaer na região.
Pelo projeto, explicado pela técnica em Economia Doméstica , Conceição Santana Ribeiro, os associados receberão sementes e orientação para plantio de hortas domésticas, de plantas medicinais e aromáticas e para formação de viveiro de mudas.
“Essas plantas destinam-se, primeiro, ao uso das famílias da associação e, depois, para comercialização”explicou Conceição, que agradeceu a todos pela presença e a Jorge, um dos fundadores da entidade e que confiou no projeto.
Nas fotos, flagrantes do lançamento do projeto na Linha 32, com a presença da prefeita Nelci Capitani, secretários e equipe da Empaer e Indea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário