segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prefeita de Colniza recebe prêmio em Brasília


A gestora municipal de Colniza, Nelci Capitani, recebe, nesta quinta-feira (17/11), em Brasília, o prêmio de prefeita das 100 cidades mais sustentáveis do Brasil Excelência de Gestão, em ranking oficial da Associação Nacional de Prefeitos e Vices (ANPV), sediada na Capital Federal.
O prêmio é uma concessão anual da ANPV, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (Fremaprev) e se baseia em critérios obtidos por avaliações de técnicos, colaboradores e membros do comitê gestor das entidades promotoras do evento.
A concessão do prêmio será nesta quinta-feira, às 7h30, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, durante o II Encontro da Associação Nacional de Prefeitos e Vices Prefeitos da República Federativa do Brasil, oportunidade em que a prefeita Nelci Capitani receberá troféu e certificado referente à escolha de Colniza como um dos municípios que caminha para a sustentabilidade como forma de garantir seu desenvolvimento.
De acordo com a diretoria da ANPV, além dos 100 prefeitos homenageados, também devem comparecer à solenidade a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer; senadores e deputados federais e outras autoridades de Brasília e vários estados do País.
Para Nelci, a inclusão de Colniza na lista das 100 prefeituras mais sustentáveis do Brasil vem coroar o trabalho que tem realizado na conscientização dos empresários do ramo de madeireira, que se adequaram à realidade de manter as florestas em pé para garantir madeira para o futuro e na busca de outras atividades que formam a cadeia produtiva do município, como a bovinocultura de leite e de cria e recria; cafeicultura, lavouras de cacau, feijão e a agricultura familiar.

Na foto, Nelci Capitani, que recebe prêmio Excelência de Gestão 2011, da ANPV. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vereadores aprovam títulos de cidadão


Em sessão ordinária realizada na quinta-feira passada (10/11), os vereadores aprovaram a concessão de títulos de Cidadão Colnizense para o desembargador Osmair Couto, presidente do Tribunal Reginal da 23ª Região (TRT-MT); para o defensor Público Geral de Mato Grosso, André Luiz Prietto; para os capitão PM Sebastião Taques do Espírito Santo, comandante da 11ª Cia Independente de Polícia Militar de Colniza e para os cabos PMs Gesineison de Aguiar Brandão e Rodolfo Cesar Andrade Gonçalves, comandante do Destacamento da PM do distrito do Guariba.
Os títulos foram apresentados como projetos de decreto de autoria do Poder Legislativo, analisados e aprovados por unanimidade. Na mesma sessão também foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que trata da concessão de benefícios para quitação de débitos em atraso vencidos até 31 de dezembro de 2010 e que deve ir à sanção da prefeita Nelci Capitani.
De acordo com o projeto, os débitos com o Município até 31 de dezembro de 2010, de natureza tributária ou fiscal, inscritos ou não em dívida ativa, ou que se encontrem em fase de cobrança administrativa ou judicial, poderão ser quitados, até 31 de dezembro deste ano, à vista, com desconto de 100% nas multas e juros devidos, somente valendo após a sanção do Executivo.
Nas fotos, os vereadores de Colniza durante a sessão legislativa de quinta-feira passada. (FOTOS: ELVIO LOPES)

Quarteto vocal encanta público em Colniza

Ao abrir as comemorações do 13º aniversário de emancipação política de Colniza na noite de sábado, no Ginásio Municipal Ayrton Senna, o Quarteto Advir, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sinop, encantou o público com a sonoridade vocal de seus integrantes e as canções apresentadas pelos cantores Weslei, Elcio, Eric e Maicon.
A noite de louvor 1º Mutirão de Natal começou com Hino de Colniza e, na sequência, a apresentação do Grupo Libras, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Colniza, que fez uma representação, em gestos, do Hino Nacional Brasileiro e a oração de abertura pelo pastor Carlos Faneca, da mesma congregação.

As equipes de Os Desbravadores, também da Igreja Adventista, recepcionaram o público e receberam os alimentos doados como ingresso e recolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social para formar cestas básicas que serão distribuídas à população carente no Natal.
Na sequência da noite, apresentou-se o Grupo Shalon, da Igreja Presbiteriana do Brasil, que levou ao palco um repertório de canções evangélicas em louvores a Cristo, que despertaram a atenção da plateia.

E, para coroar a noite de abertura das comemorações de aniversário de Colniza, o apresentador Jota Batista, destacando o apoio da prefeita Nelci Capitani para viabilizar a atração principal da noite, anunciou o Quarteto Advir, de Sinop, para se apresentar na noite memorável de sábado.
O grupo vocal, formado por experientes cantores, cada um com um timbre de voz que se destaca no contexto das canções apresentadas , levou o público ao enlevo, com o repertório aplaudido pelo público. “Foi uma noite maravilhosa”, afirmou a secretária Municipal de Assistência Social, Zenaide Miquelin.
A diretora de Gabinete, Sônia Aparecida da Silva, recebeu do quarteto, em nome da prefeita Nelci Capitani, publicações sobre a Igreja Adventista. O evento contou com a coordenação de Zeneide Santos Modesto, do Projovem.

Durante a apresentação do Quarteto Advir, o pastor William fez várias perguntas aos integrantes, que esclareceram o público sobre o trabalho que o grupo vem realizando com a música desde sua criação e com a atual formação, desde o ano passado.
O Quarteto Advir também fez uma apresentação especial para as crianças, quando o coordenador do grupo, o barítono Wesley contou a história bíblica de Jonas, despertando a atenção e contando com a participação da criançada. Depois, o quarteto cantou a música sobre a história de Jonas.

Ao final da apresentação, o vocalista Elcio convidou o público para cantar o refrão de uma canção evangélica que trata da cura pelas mãos divinas e orou pelos presentes e pela cidade de Colniza, que viveu uma noite de louvor a Deus.
O apresentador Jota Batista fez questão de enfatizar a necessidade da população continuar colaborando com a Assistência Social, doando alimentos para serem distribuídos às famílias carentes do município durante o final do ano. “Vamos continuar essa corrente de solidariedade até o Natal, para que mais pessoas tenham um fim de ano com mais alimentos”, afirmou o apresentador.
Nas fotos, o Quarto Advir, o Grupo Libras, o Grupo Shalom, o público e Zenaide, Sônia e Jota com os cantores. (FOTOS: ELVIO LOPES)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bando assalta Sicredi em Colniza


Uma quadrilha formada por pelo menos 11 homens fortemente armados assaltou, no final da manhã desta quinta-feira, a agência do Sicredi e o posto do Banco Bradesco, localizados na Avenida dos Pinhais, na entrada da cidade, próximos um do outro.
O bando chegou em três veículos, uma caminhonte Mitsubishi L-200, de cor branca; um Fiat/Uno, de cor escura e uma caminhonete também de cor branca, por volta de 11h35 desta terça-feira, parando em frente às duas instituições bancárias.
Dos veículos desceram homens em trajes escuros, encapuzados e fortemente armados, dos quais seis entraram na agência do Sicredi, dominaram funcionários e clientes e, sob ameaças, praticaram o assalto.
Os assaltantes que chegaram na outra caminhonete, entrando na avenida pela contramão, invadiram o posto do Bradesco, onde renderam o gerente e também anunciaram o assalto.
Durante o assalto, os bandidos efetuaram vários disparos dentro da agência do Sicredi para intimidar a gerência a abrir o cofre. Segundo funcionários, assustados após o assalto, os bandidos diziam que queriam apenas o dinheiro e que não desejavam matar ninguém.

Além de ordenar que abrissem os cofres, os assaltantes roubaram o dinheiro que estava nos caixas, em horário de atendimento, abriram os malotes que estavam na agência e arrombaram, pelo lado interno, todos os caixas eletrônicos da agência Sicredi.

Ainda durante o assalto, os bandidos quebraram os vidros internos e externos da agência do Sicredi a tiros. No posto do Banco Bradesco, somente os vidros externos foram quebrados também a tiros.

Os bandidos que ficaram do lado de fora também efetuaram vários disparos de armas de grosso calibre para manter a população distante das duas agências. Pelo menos em uma oportunidade, quando um grande grupo de pessoas se aglomerava na esquina da Avenida do Contorno, próxima à agência, se deslocava para a Avenida dos Pinhais, os bandidos efetuaram rajadas de tiros, intimidando a todos e provocando uma correria de volta para um local mais seguro, atrás do Hospital Municipal.

Antes de deixarem a agência do Sicredi, os bandidos colocaram vários clientes e funcionários da agência em pé, na calçada e, em seguida, cerca de 25 minutos após o início do assalto, com pelo menos quatro reféns na carroçaria da caminhonete, saíram tranquilamente em direção à BR-174, localizada a cerca de 100 metros dos bancos assaltados.
Foram levados como reféns o gerente do posto do Bradesco, a contadora e o vigia patrimonial e outros dois funcionários do Sicredi, que foram abandonados cerca de 15 minutos depois,  na direção da MT-418, na altura das linhas G-1 e G-4, os primeiros a cerca de cinco quilômetros e os demais, a 20 quilômetros da cidade.

Na sequência, os bandidos atearam fogo à caminhonete de cor branca, sobre uma ponte na linha G-4 e também queimaram várias pontes novas na linha G-1, de acesso ao Projeto de Assentamento Colniza I e que dá acesso ao povoado de Ouro Verde e à cidade de Cotriguaçu.
                                                         (foto: Ivonei Cheminski)

As equipes das polícias Militar e Civil chegaram nas imediações das agências logo após o início do assalto, mas não trocaram tiros com os assaltantes para evitar ferir as pessoas mantidas como reféns no interior dos bancos. Em frente às agências estava várias cápsulas de armas calibre 12, de fuzil e pistolas, descartadas após os disparos.
Um agente de Polícia Civil permaneceu no interior do Sicredi, evitando tumultos de pessoas que queriam notícias de seus familiares, ou simplesmente entrarem na agência. Os policiais militares saíram no encalço dos bandidos, mas até o início desta tarde não havia informações do resultado da perseguição.

Ninguém na agência do Sicredi soube informar a quantia de dinheiro roubada pelos assaltantes.
(Nas fotos, reféns levados em uma das caminhonetes; portas quebradas, caixas eletrônicos arrombados e cofre aberto pelos assaltantes no Sicredi e vidros do Bradesco atingido pelos tiros – FOTOS: ELVIO LOPES)