quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festival captura mais de 80 peixes em Colniza



Uma grande pescaria! Assim foi classificado pelo fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Joaquim Silas Tavares, o 6º Festival de Pesca Esportiva de Colniza – Fespecol e 8º Campeonato Estadual de Pesca, realizado no último final de semana no rio Aripuanã.
Foram capturados, medidos e devolvidos ao rio, 81 exemplares de pescado das principais espécies que predominam a fauna fluvial no município, que contou com a participação de mais de 150 competidores, em quase 50 equipes.
A largada aconteceu às 10h e o primeiro exemplar pescado, flagrado pela reportagem do site da Prefeitura de Colniza, foi uma bicuda de 66 centímetros de comprimento, capturada pelo “pescador” Rodrigo Rodrigues Sales, às 10h11, na raia 02, que formou equipe com os pescadores Marcos e Eliseu e com o piloteiro Davis e acabaram campeões da competição. 

Na sequência, a reportagem acompanhou a captura de dezenas de pescado, bem como a medida e a soltura, com exceção de uma bicuda, que estava muito ferida pela fisgada e que teve que ser sacrificada pela fiscalização.
Segundo o jornalista Jota Batista, o 6º Fespecol foi o festival com a captura de maior número de exemplares na história de competições oficiais em Colniza e, o mais importante, a pescaria na modalidade de pesque e solte, que protege e preserva o meio ambiente.
“Certamente que a quantidade de peixes capturados no festival deste ano vai atrair muito mais pescadores para Colniza no ano que vem, além do já anunciado prêmio que pode ser um carro zero Km para o campeão”, afirmou um dos membros da Comissão Organizadora, o Cidão.
O promotor Augusto Lopes Santos destacou a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção de uma cadeia produtiva de peixes nativos como a existente em Colniza. “Se desmatar na margem, os peixes rareiam; se pescar de forma predatória, também, então, o caminho é preservar para manter”, afirma o promotor.

Entre os peixes capturados no 6º Fespecol estão tucunarés de até 61 centímetros; cacharas de 95, 96 e 97 centímetros; jiripoca de 54 centímetros; curvinas de até 51 centímetros; pacu, piau, diversos mandis e uma matrinchã, que fizeram a felicidade dos competidores. 

Das mais de 50 equipes, 26 conseguiram capturar peixes durante as quatro horas do campeonato de pesca e somaram pontos na competição, que teve premiações do primeiro ao 13º colocado, já divulgados no site da Prefeitura.
A Comissão Organizadora do 6º Fespecol esclarece que o festival foi realizado de forma esportiva, na modalidade de pesque e solte, como gincana educativa, para valorizar a competição e preservar os peixes que vivem no rio Aripuanã, na regiã de Colniza.
O festival, na avaliação da comissão, também se caracterizou pelo desenvolvimento da consciência ecológica nos pescadores e na sociedade que participou do evento e promoveu o estímulo aos pescadores de Colniza e região em conhecer o prazer da pesca com o ideal da preservação ambiental. 

Outro objetivo atingido pelo 6º Fespecol, segundo a comissão, foi a divulgação de Colniza como um polo turístico, não somente na pesca, mas no lazer que as águas do rio Aripuanã proporcionam, no convívio com a natureza em plena floresta amazônica. “Com o festival os pescadores adotaram a consciência de que é possível praticar a pesca sem o uso de materiais predatórios”, afirma Darci Mallmann, coordenador da comissão.
O caminhoneiro Carlos de Araújo, de Goiás, veio pela primeira vez a Colniza, participou do festival e disse ter visto pela primeira vez, mesmo com mais de 20 anos de profissão, uma balsa transportando veículos pesados em uma travessia de rio, como é no Aripuanã, depois da queda da ponte.
O caminhoneiro também elogiu a receptividade, o calor humano da população de Colniza e a organização do festival e disse que vai voltar para seu estado satisfeito com o tratamento que recebeu na cidade e no evento. “Vocês estão de parabéns, é tudo bonito aqui, só o calor muito forte”, exclamou.
Veja mais fotos do festival de pesca de Colniza na galeria de imagens do site www.colniza.mt.gov.br.
Nas fotos, alguns dos exemplares capturados, medidos e devolvidos ao rio no festival esportivo de pesca. (FOTOS: ELVIO LOPES)

Águia de Ouro vence 6º Fespecol




A equipe Águia de Ouro, de Colniza, formada pelos pescadores Marcos, Rodrigo e Eliseu e o piloteiro Davis, foi a grande vencedora do 6º Festival de Pesca Esportiva de Colniza – Fespecol e do 8º Campeonato Estadual de Pesca, com 24.330 pontos, 20 peixes capturados, o maior deles uma bicuda com 65 centímetros de comprimento.
O Fespecol e a etapa de Colniza do 8º Campeonato Estadual de Pesca foram realizados no domingo (28/08), no rio Aripuanã, abaixo da ponte da BR-174 (MT-206), que liga a cidade ao distrito do Guariba.
O segundo lugar foi conquistado pela equipe Leonardo Eletro Motores, de Colniza, com 20.300 pontos e o maior peixe uma cachara de 79 centímetros; o terceiro lugar, a equipe VT, também de Colniza, com 15.830 pontos e o maior peixe uma jiripoca de 55 centímetros.

 O quarto lugar foi conquistado pela equipe JB, com 14.480 pontos e o maior peixe capturado, uma cachara de 96 centímetros; o quinto lugar, pela equipe Drogaria Saúde, com 11.720 pontos e o maior peixe, uma cachara de 74 centímetros e o sexto lugar, a equipe Nostradamus, campeã do 5º Fespecol, com 10.080 pontos e o maior peixe uma cachara de 71 centímetros. Todos são de Colniza.
O sétimo lugar foi conquistado pela equipe Meninos do Nortão, de Cotriguaçu, com 8.480 pontos e o maior peixe capturado uma cachara de 78 centímetros; o oitavo lugar a equipe Caparibi, de Colniza, com 8.350 pontos e o maior peixe capturado um tucunaré de 50 centímetros.

O nono lugar nas competições foi conquistado pela equipe Apaiani, de Colniza, com 7.920 pontos e o maior exemplar uma jiripoca de 54 centímetros; em 10º lugar a equipe Skol, de Colniza, com 7.760 pontos e o maior peixe capturado durante as competições, uma cachara de 97 centímetros de comprimento.

Na 11º colocação ficou a equipe Véio do Rio, de Cotriguaçu, com 6.600 pontos e o maior exemplar capturado, uma curvina de 51 centímetros. Também foram premiadas as equipes Marreco, em 12º lugar, com 6.590 pontos e Beijo do Jaú, em 13º lugar, com 5.520 pontos.
A equipe Águia de Ouro levou como premiação um barco de alumínio de 5,5 metros e um motor de 15 HP e o troféu do 8º Campeonato Estadual de Pesca; o segundo lugar, a equipe Leonardo Eletro Motores, um barco de alumínio de 5,5 metros; a equipe VT foi premiada com um motor de rabeta de 6,5 HP.
Esses prêmios foram oferecidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, representada no evento pela coordenadora do Campeonato Estadual de Pesca, Liane Borges de Deus e pela Prefeitura de Colniza, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.
A equipe JB, quarta colocada, foi premiada com três barracas para três pessoas, oferecidas pelo Supermercado Santos e a Drogaria Saúde, a quinta colocada, com três varas com molinetes, oferecidas pela Mega Esportes, ambos de Colniza.
As premiações do 6º ao 13º colocado no 6º Fespecol foram viabilizadas pela Comissão Organizadora com a classe empresarial colnizense, que colaborou para o sucesso do festival de pesca.
A prefeita Nelci Capitani fez a entrega da premiação à equipe campeã do 6º Fespecol e destacou que, graças às parcerias com o Governo do Estado, por intermédio da Sedtur e do Ministério Público de Colniza, foi possível realizar o evento com o sucesso alcançado.
Liane Borges, da Sedtur, fez a entrega do troféu aos campeões Rodrigo, Eliseu, Marcos e Davis, destacando a etapa de Colniza do 8º Campeonato Estadual de Pesca como uma das mais organizadas do Estado.
O promotor Augusto Lopes Santos enfatizou a necessidade de a população colaborar com a preservação ambiental, participando das atividades no rio Aripuanã com responsabilidade para preservar o meio ambiente e permitir a realização de eventos naquele espaço, agora totalmente cercado e com maior segurança para as famílias desfrutarem das belezas naturais no Município.
O vereador Joel Candioto, que também participou da premiação e que acampou durante os três dias do evento no espaço do 6º Fespecol, afirmou que a prefeita Nelci Capitani está de parabéns pelo sucesso do festival.
Nas fotos, as equipes premiadas do 1º ao terceiro lugares no festival de pesca; a prefeita Nelci Capitani com os campeões e o promotor Augusto Lopes; segundo e terceiros colocados recebem prêmios; prefeita destaca evento e campeões com Nelci e Liane, da Sedtur. (FOTOS: ELVIO LOPES)

Nelci e Riva anunciam carro para 7º Fespecol




Ao participarem da largada oficial do 6º Campeonato de Pesca Esportiva de Colniza – Fespecol e 8º Campeonato Estadual de Pesca, na manhã de domingo (28/08), na margem do rio Aripuanã, a prefeita Nelci Capitani e o deputado estadual José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, anunciaram que trabalharão juntos para tentar viabilizar um carro como a maior premiação do campeonato do ano que vem.
A prefeita e o deputado percorreram o recinto do festival de pesca, andaram de barco por um trecho do rio Aripuanã e conversaram sobre os recursos que estão sendo viabilizados para o município de Colniza. 

Riva, durante a largada dos barcos no campeonato de pesca, afirmou que vai trabalhar para tentar garantir um carro como prêmio para o vencedor do festival do ano que vem. “Acredito nesta festa e vou procurar trazer esse prêmio para Colniza”, garantiu o deputado.
Nelci ficou feliz com o anúncio, agradeceu a Riva pela emenda parlamentar que liberou recursos para a premiação do 6º Fespecol e garantiu apoio ao deputado na busca de uma premiação maior para o festival de 2012. Ela também destacou o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur na realização do campeonato de pesca deste ano.
“Mesmo com as dificuldades por que passou o município este ano, conseguimos viabilizar o festival de pesca graças ao deputado Riva, que inseriu emenda parlamentar para a liberação dos recursos para a premiação”, acrescentou.

A prefeita também agradeceu ao Ministério Público, por intermédio da Promotoria de Justiça de Colniza Augusto Lopes Santos que, mediante recomendações técnicas para a preservação do meio ambiente e segurança dos participantes, liberou a área para o Festival de Pesca.
Nelci também agradeceu aos integrantes da Comissão Organizadora, que trabalharam para a realização do Fespecol, bem como da equipe da Prefeitura, que construiu o cercado, retirou a madeira da ponte que estava no leito do rio e preparou o espaço para a realização do festival.
“Temos uma grande equipe que trabalhou em conjunto para o sucesso desta festa. Que todos tenham uma boa pescaria e que vença o melhor”, concluiu a prefeita. Na largada, o padre Pedro Gonçalves Sobrinho, da Paróquia Sagrada Família, proferiu a bênção aos participantes do campeonato de pesca.
A largada foi realizada pela própria prefeita Nelci Capitani, após vistoria dos barcos pelos fiscais do festival e a pesca durou cerca de quatro horas, em 70 raias marcadas ao longo do rio Aripuanã. 
Nas fotos, a prefeita Nelci Capitani e o deputado José Riva durante largada do Festival de Pesca e em vistoria ao espaço do evento e no rio Aripuanã com o promotor de Justiça Augusto Lopes. (FOTOS: ELVIO LOPES)