quarta-feira, 6 de julho de 2011

Agricultura faz visitas técnicas durante Viver Bem

Equipe da Agricultura e Empaer durante visita técnica à chácara de Isaías Paiva

O Programa Viver Bem, desenvolvido durante o sábado 02/07) no Bairro Castelo dos Sonhos, programou também visitas técnicas a chácaras localizadas naquela região do Município, levando o apoio da Prefeitura Itinerante a produtores rurais que desenvolvem atividades na área de horticultura.
A primeira visita técnica foi realizada pelo secretário Municipal de Agricultura e Assistência Fundiária, Valdecir Fidelix e sua equipe, acompanhado da representante da Empaer em Colniza, Conceição Santana Ribeiro, à Chácara Rancho Verde, localizada no Bairro Castelo dos Sonhos, na estrada de acesso à BR-174, via Recanto.
A chácara, de propriedade de Isaías Paiva da Silva, foi uma das escolhidas para a visita técnica em razão de o produtor utilizar inseticidas orgânicos, sem agrotóxico, na produção de verduras e legumes, controlando e combatendo pragas de forma natural.
Valdecir e Conceição explicaram que a visita técnica fazia parte do Programa Viver Bem, realizado naquela data no bairro e se constituíra no primeiro contato entre a Prefeitura e a Empaer, com produtores de verduras que utilizam técnicas de adubação e inseticidas orgânicos.
Horta de alface cultivada por Isaías Paiva no Bairro Castelo dos Sonhos

Eles também entregaram a Isaías uma apostila contendo todos os dados para a elaboração de produtos para o combate de pragas, como inseticidas naturais e como produzir e fazer uso material, além de informações sobre as culturas e criações que podem contribuir ainda mais no controle de pragas nas hortas.
Valdecir explicou que atualmente o produtor que se utilizar de produtos orgânicos para produzir suas hortaliças e legumes, terá maior procura no mercado, pela ausência de inseticidas e agrotóxicos em seus produtos.  “O produtor que passar para o lado orgânico terá preferência do público por seus produtos”, ressaltou Valdecir.
O secretário também disse que, após adotar o método de produção natural de verduras e legumes, o produtor poderá garantir a certificação de seus produtos, que serão mais valorizados por oferecer uma produção livre de insumos que oferecem riscos ao consumidor.
Conceição esclareceu durante a visita técnica que, como microempreendedor, Isaías poderia ter acesso a financiamento para aquisição de equipamentos para irrigação ou de melhoria em sua horta, indicando o escritório do Centro Administrativo Empresarial (CAE), em Colniza, para primeiro o contato e obter melhores informações sobre as ações.
Isaías produz na Chácara Rancho Verde, verduras como alface, couve, rúcula, cheiro verde e tomate, que comercializa na feira e em mercados e estabelecimentos comerciais de Colniza. Outra visita técnica também foi realizada no bairro, com a mesma finalidade.
Nas fotos, Valdecir e equipe da Agricultura e Conceição, da Empaer, em visita técnica à chácara de Isaías Paiva, no Castelo dos Sonhos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Peti e Projovem realizam animado arraiá


As crianças e jovens dos programas sociais Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Projovem de Colniza, participaram, na noite de quinta-feira, de um animado arraiá, na nova sede do projeto, no Jardim Imperial, com muita música, dança, pratos típicos e alegria dos participantes e do público.
A noite foi marcada por trajes típicos e muita dança, com apresentação dos integrantes do Peti e Projovem na quadrilha junina, animada pelo coordenador do programa, Ezequias Dedé de Souza. A secretária Municipal de Assistência Social, Zenaide Miquelin explicou que o programa atende atualmente 104 crianças e jovens.
A equipe da Assistência Social preparou diversos pratos típicos das festas juninas, quentes e frios, salgados e doces,  servidos aos presentes, pais e visitantes, com refrigerantes, chocolate quente e um quentão sem álcool.
Os pais das crianças e adolescentes do Peti e Projovem também compareceram à festa, incentivando seus filhos a participarem da dança da quadrilha e constatando que atividades festivas com seus filhos também são educativas.
Zenaide Miquelin destacou a importância do programa, que tem um grande alcance social, principalmente pelas atividades  educativas, recreativas e de lazer, realizadas pelo Peti e Projovem em complemento ao horário escolar. “A prefeita Nelci Capitani tem nos dado todo o apoio para desenvolver o Peti no Município”, destacou a secretária.

Uma roda de capoeira, com integrantes dos dois projetos sociais também marcou o Arraiá do Peti e Projovem, com uma parceria do Grupo Abadá de Capoeira, sob a coordenação do instrutor Moacir Santos e participação do promotor de Justiça Augusto Lopes Santos, com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Moacir disse que a parceria com o Peti e Projovem vem proporcionando aulas de capoeira aos integrantes do programa, que se apresentaram com alunos do Grupo Abadá Capoeira. O promotor Augusto Lopes destacou a parceria como de grande importância para as crianças e jovens que o apoio da Prefeitura Municipal reforça essa parceria para levar melhor qualidade de vida a crianças e jovens de Colniza.
Também participaram do Arraiá do Peti e Projovem a secretária Municipal de Administração, Adriana Sprey Pereira; os integrantes do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver e servidores de outras pastas, que também se caracterizaram para os festejos. A animação da festa foi realizada pelo apresentador Jota Batista.

Nas fotos, crianças e jovens do Peti e Projovem animam o arraiá com a dança da quadrilha; apresentação de capoeira com integrantes do programa; público no arraiá e secretária Zenaide com equipe da Assistência Social.

Estagiários fazem palestra para melhor idade


Os estagiários do curso de técnico em enfermagem da Politec realizaram na tarde desta sexta-feira, no Centro de Convivência Alegria de Viver, uma atividade de campo, extra hospitalar, com palestras sobre osteoporose, diabetes e hipertensão, além de responderem a dúvidas dos integrantes da melhor idade de Colniza.
Segundo o enfermeiro Rogério Marques, professor de enfermagem da Politec, de Juína, os estudantes fazem parte do estágio no Hospital Municipal André Maggi, onde desenvolvem seus conhecimentos com a supervisão de enfermeiros e da direção da unidade hospitalar de Colniza.
As atividades desenvolvidas com os idosos de Colniza também faz parte da carga horária dos técnicos de enfermagem e, em grupos, eles explicaram primeiro sobre osteoporose, as formas preventivas de  evitar a degeneração óssea e indicaram a consulta médica periódica para tratar da doença.
Outro grupo abordou como tema o diabetes, que ataca pessoas em qualquer idade e pode ser agravado com a ingestão de açúcares e bebida alcóolica. Os técnicos de enfermagem também responderam a dúvidas dos idosos, que participaram com perguntas e experiências próprias no tratamento do diabetes.
Em relação à hipertensão, os técnicos de enfermagem lembraram que em Colniza, pelo seu clima quente, com altas temperaturas na maior parte do ano, a falta de cuidados favorece o aparecimento da conhecida pressão alta. Eles apresentaram aspectos da doença, seus sintomas e alertaram quanto às formas de prevenção e de procurar orientação médica ao menor sintoma de hipertensão.
A secretária Municipal de Assistência Social, Zenaide Miquelim, destacou como positivo o estágio dos estudantes de técnica em enfermagem, que participaram do curso pela Politec, auxiliam no quadro do Hospital Municipal e levam seus conhecimentos para os integrantes do grupo da melhor idade de Colniza.
“É sempre positivo que alguém oriente nossos idosos, façam  recomendações e apresentem soluções práticas para melhorar sua saúde, como estão fazendo os novos técnicos de enfermagem de Colniza”, destacou Zenaide, agradecendo em nome dos integrantes da melhor idade a “aula” sobre prevenção à saúde.
Nas fotos, idosos participam de palestras com técnicos de enfermagem que fazem estágio no Hospital Municipal André Maggi, em Colniza.

Pista de caminhada do miniestádio já recebe meio-fio


A pista de caminhada em torno do Miniestádio Mané Garrincha, já está recebendo os meios fios para a posterior compactação e colocação de pedras brita, com a finalidade de proporcionar um local adequado para as pessoas que tem o hábito de exercitar-se com a caminhada em Colniza.
Com quatro metros de largura e uma extensão quase 500 metros, a pista de caminhada está sendo construída por determinação da prefeita Nelci Capitani, aproveitando a área no entorno do campo de futebol e que também servirá como pista para provas de atletismo no município.
Nesta sexta-feira, o secretário Municipal de Desporto e Lazer, Cidnei Zílio, o Cidão, esteve vistoriando o andamento dos trabalhos e explicou que, além da colocação do meio-fio, da compactação e da colocação de brita, a parte inferior da pista deverá ter dois pontos de drenagem.
Para evitar que a água fique empossada na pista, a parte sul, foi feita com uma pequena elevação de nível e, na parte norte, serão colocados os drenos, em dois pontos. “Isso vai facilitar também a drenagem do campo de futebol do miniestádio”, afirmou o secretário.
Cidão lembrou que, além dessa obra, o Miniestádio Mané Garrincha já conta hoje com duas arquibancadas, dois vestiários para atletas e um para árbitros e uma dependência administrativa. “Estamos dotando nosso miniestádio de infraestrutura para atender a comunidade e a pista de caminhada é mais uma somatória positiva na administração da prefeita Nelci Capitani”, afirma o secretário.
Na foto, Cidão vistoria obra de colocação de meio fio na pista de caminhada do miniestádio e artefatos já colocados no lado oeste e sul do campo de futebol.