quarta-feira, 20 de abril de 2011

Paróquia Sagrada Família encena Paixão de Cristo


A Paróquia Sagrada Família, de Colniza, está desenvolvendo uma intensa programação religiosa desde a abertura da Semana Santa, no Domingo de Ramos e que prossegue até o Domingo de Páscoa, com a celebração de duas missas.
Porém, a programação de maior destaque da semana será realizada na sexta-feira, com a Procissão Luminosa, com saída da Igreja e percorrendo as principais ruas e avenidas de Colniza e a encenação da Paixão de Cristo.
Segundo o padre Pedro Gonçalves Sobrinho, vigário paroquial, as celebrações da Semana Santa começaram com a missa do Domingo de Ramos, domingo passado e prosseguem até esta quarta-feira com as confissões dos alunos das catequeses.
Nesta quinta-feira, acontece a Ceia Eucarística, com a cerimônia do lava-pés, que será feita por crianças da paróquia a partir das  20h, seguindo-se a adoração eucarística, às 23h, que prossegue até o meio-dia de sexta-feira, com a participação de vários grupos das pastorais da Igreja.
Na Sexta-Feira Santa às 15h acontece a adoração da cruz; às 19h, a largada da Procissão Luminosa, percorrendo as principais avenidas da cidade e, na sequência, a encenação da Paixão de Cristo, por integrantes da Pastoral da Juventude. A encenação será realizada no palco montado ao lado da Igreja Matriz, na Avenida Tarumã.
No sábado, segundo informações do padre Pedro, será realizada a Vigília Pascal, com a bênção do povo, da água e os batizados e, no domingo, encerrando as celebrações da Semana Santa, serão celebradas missas às 8h30 e 19h30.
Ele convida, em nome da Paróquia Sagrada Família, toda a comunidade de Colniza para participar das celebrações da Semana Santa e comungar com a Igreja os momentos de sofrimento e da ressurreição de Cristo.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mostra apresenta ações na Saúde em Colniza


A mostra de Saúde aberta na manhã desta quinta-feira no Salão Paroquial, pelo Dia Nacional de Luta pela Saúde, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, está apresentando as ações realizadas no município, tanto pela Prefeitura de Colniza, quanto pelas organizações não governamentais parceiras, as pastorais da Saúde e da Criança.

No período da manhã, centenas de estudantes (foto) e de pessoas da comunidade visitaram a feira, montada no Salão Paroquial, com estantes e mesas de demonstração. Na área externa do salão, a Unidade Móvel de Saúde disponibilizou coleta de material para exames de preventivo de câncer do colo do útero para as mulheres.

Na entrada ao salão da mostra, uma equipe da Pastoral da Saúde apresenta um painel sobre a Hanseníase (foto), como detectar a doença e os meios de tratamento, distribuindo também literatura sobre o assunto. Na sequência, o balcão da Pastoral da Criança, onde os primeiros a chegarem saborearam um bolo de babaçu.
A medicina alternativa foi apresentada na mostra pelo Grupo Água Viva da Pastoral da Saúde – ver matéria anexa – com a comercialização de vários produtos naturais. Na sequência, em sentido anti-horário, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde montou estandes para medição de pressão arterial, exame de glicemia para detectar diabetes e orientações sobre as doenças do coração.
No mesmo balcão, alunos da Escola Municipal Bom Jesus apresentam trabalhos sobre a bulimia, um mal que afeta principalmente adolescentes, mostrado em vídeo que despertou bastante atenção do público de todas as idades na mostra.

Na sequência, a equipe do Departamento Autônomo de Água e Esgoto da Secretaria Municipal de Obras (foto), apresentou maquete da Estação de Tratamento de Água (ETA), que abastece Colniza, com explicações por parte dos funcionários que atuam naquele órgão. Os materiais usados na distribuição de água também foram apresentados na mostra, bem como um painel de parte dos serviços executados na cidade.

A Vigilância em Saúde apresentou um painel sobre seu trabalho de fiscalização de alimentos junto ao comércio e indústria de Colniza e expôs produtos vencidos apreendidos (foto), com a equipe também explicando aos visitantes os cuidados para com a saúde da população.

A Secretaria Municipal de Saúde também mostrou os equipamentos de combate ao mosquito transmissor da dengue, um pulverizador costal (manual) e um veicular, novos, utilizados na borrifação de inseticidas em locais de grande infestação  (foto). Os visitantes também examinaram larvas e ovos coletados pela equipe pelos microscópios instalados na mostra.
Ainda no setor de Vigilância em Saúde, a mostra contou com um painel destacando a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue e o trabalho realizado para controle e combate da malária no Município.
Na sala de reuniões do Salão Paroquial, a enfermeira Vauldeci Machado (foto) reuniu um grande número de alunos do Ensino Fundamental para uma palestra, com exibição de vídeo, sobre Aids e DST, destacando os cuidados que todos devem ter para se prevenir contra essas doenças. A mostra fica aberta até às 22h desta quinta-feira.
Legendas: Estudantes assistem vídeo sobre bulimia; equipe explica sobre hanseníase; equipe do Departamento de Água da Prefeitura; equipamentos contra o mosquito da dengue e palestra sobre DST/Aids.
FOTOS: ELVIO LOPES

Pastoral da Criança comemora redução


A diretora de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura, Elisabeta Lengert, a Irmã Bete, afirmou que a Pastoral da Criança, da qual é também coordenadora, ao participar da abertura do Dia Nacional da Luta pela Saúde, na manhã desta quinta-feira no Salão Paroquial, disse que está feliz por apresentar na mostra os resultados positivos de redução da mortalidade infantil e da desnutrição entre as crianças de Colniza.
Os dados foram apresentados em um quadro afixado no estande da Pastoral da Criança, mostrando o quadro global da redução da mortalidade infantil na região da Diocese de Juína, que engloba os municípios de Juína, Brasnorte, Colniza, Juruena, Aripuanã, Cotriguaçu e Rondolândia.
“Colniza, com o trabalho conjunto da Pastoral da Criança com a Secretaria de Saúde, reduziu para praticamente zero a mortalidade infantil no último ano”, acrescentou Irmã Bete, atribuindo o sucesso desse trabalho à essa parceria forte.
Segundo Irmã Bete (foto, ao centro), essa parceria tem proporcionado a conquista de melhor qualidade de vida no município, com o aumento, na área de saúde, do atendimento a gestantes e crianças com monitoramento da Pastoral da Criança. “Já somos referência nessas áreas no Ministério da Saúde e em âmbito nacional na Pastoral”, comemora a coordenadora.
Como exemplo de ação da parceria entre Saúde e Pastoral da Criança, Irmã Bete cita a média mensal de gestantes e crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança da Diocese de Juína, afixada no quadro durante a mostra.

Segundo o relatório, Colniza desponta com a média mensal de 152 atendimentos acompanhados de gestantes e 1.407 atendimentos mensais de crianças no município, enquanto Cotriguaçu registra a média de atendimento mensal de 43 gestantes e 634 crianças; Juruena, de 64 gestantes e 507 crianças e Aripuanã, de 65 gestantes e 403 crianças.
Em relação à queda da desnutrição infantil, relatório da Pastoral da Criança indica que, em 207, o índice era de 7,7%, caindo progressivamente graças às ações da entidade, para 2,5% no ano passado. “São índices de destaque nacional que nos orgulha pelos resultados”, concluiu Irmã Bete.
A Pastoral da Criança está apresentando na mostra, além do quadro demonstrativo desses índices, uma homenagem à sua presidente Zilda Arns; um quadro sobre alimentação saudável a partir de frutas, verduras, legumes e grãos, com suas variações nutritivas e comparando-as com alguns tipos de bebidas – como refrigerantes – sem valores nutritivos.
Legendas: Mesa da Pastoral da Criança distribui material a público na mostra; Irmã Bete ao lado da secretária Sônia na sala de exibição de vídeo e criança pesada para controle de crescimento e peso.

Medicina alternativa é destaque na mostra de saúde


A medicina alternativa, resultado de produtos naturais cultivados pela Pastoral da Saúde, é destaque na mostra do Dia Nacional de Luta pela Saúde, que aconteceu nesta quinta-feira (07/04), no Salão Paroquial da Igreja Matriz Sagrada Família, em Colniza.
A coordenadora da Pastoral da Saúde, irmã Maria Zuleide de Oliveira, explicou, na abertura da feira, as ações realizadas ao longo de 14 anos no município, quando ainda não havia médicos, nem existia um hospital para atender a comunidade.
Segundo Irmã Zuleide, hoje é possível comemorar o crescimento significativo da medicina alternativa em Colniza, já levada para outras localidades, como Nova União (MT) e Ourinhos (SP), onde algumas plantas medicinais foram plantadas e feita sua manipulação.

Irmã Zuleide cita as plantas medicinais (foto) como reforço nos cuidados à saúde da população, na prevenção e cura de doenças e em uma vida mais saudável para as pessoas do município. “Nosso grupo colabora para reduzir os casos de doenças entre a comunidade”, afirma.
A coordenadora da Pastoral da Saúde incentivou os presentes a instalarem nos quintais de suas casas, hortas com plantas medicinais, sugerindo cuidados com essas espécies que são importantes para a saúde. “Graças às plantas medicinais, hoje podemos afirmar que a medicina alternativa está satisfazendo a população de Colniza”, destacou a irmã.

O Grupo Água Viva, da Pastoral da Saúde, montou estande com demonstrações de acupuntura (foto); de tratamentos alternativos com ventosas e comercialização de terracrua, para diversos tipos de doenças; sabonetes caseiros medicinais; sais de banho; xaropes de ervas; balas doces de hortelã e gengibre e mudas de plantas medicinais.
Legendas:  Equipe Água Viva da Pastoral da Saúde com mesa de produtos;  mudas de plantas medicinais na mostra da Saúde e demonstração de acupuntura por Irmã Zuleide.
(FOTOS: ELVIO LOPES)